Empresas ao redor do mundo estão tomando medidas para evitarem que o coronavírus se espalhe. Inclusive, nós da London Arquivos e Sistemas, seguimos as recomendações da OMS. Cancelamos eventos, viagens, adiantamos férias para vários colaboradores e, para aqueles que ficaram, a empresa adotou protocolos de prevenção e conscientização.
Redação LAL* – A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um documento sobre como prevenir o coronavírus e outras infecções (Covid-19) no ambiente de trabalho. Segundo o órgão, a adoção das medidas preventivas é uma forma de reduzir a licença de trabalho ocasionada por doenças e também de diminuir a propagação da Covid-19.
As empresas precisam ter um plano para evitar que a doença se propague, caso um funcionário seja diagnosticado com a doença. A OMS orienta que as estratégias devem ser adotadas mesmo nos países em que não há casos de coronavírus, já que servem para outras infecções também.
Confira a seguir as recomendações
- Mantenha o ambiente de trabalho limpo e higienizado
É preciso limpar as superfícies das mesas e estações de trabalho com desinfetante regularmente porque a contaminação de superfícies é uma das principais formas de disseminação do coronavírus e outras infecções.
2. Incentive a lavagem completa das mãos pelos funcionários, colaboradores e clientes
Coloque dispensadores de álcool em gel ou desinfetante para as mãos no local de trabalho e certifique-se que eles estejam abastecidos. Além disso, coloque folhetos informativos com as instruções para a lavagem correta das mãos, principalmente nos banheiros. As empresas podem ainda realizar palestras com agentes de saúde e segurança ocupacional para seus funcionários sobre o coronavírus. A correta lavagem das mãos com água e sabão é uma medida importante para impedir a infecção pelo vírus.
3. Promova a higiene respiratória no local de trabalho
Distribua pôsteres no ambiente de trabalho para promover a higiene respiratória. Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel e jogue-o no lixo. Caso não tenha um lenço no momento, você pode colocar o cotovelo na frente da boca e do nariz. Além disso, evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. As empresas podem fornecer máscaras e lenços de papel para quem apresentar tosse ou coriza no trabalho, além de lixos com tampa para o correto descarte de material contaminado.
4. Incentive seus funcionários doentes a trabalharem de casa
Para a OMS, as empresas devem incentivar os funcionários a ficarem em casa, caso eles apresentem tosse ou febre leve (37.3º ou mais). Se eles tiverem que tomar medicamentos como paracetamol, ibuprofeno ou aspirina, que podem mascarar a infecção, também devem permanecer em casa. É uma medida importante para evitar a contaminação dos outros funcionários.
A London está atenta para ajudar a combater e proteger seus colaboradores! Juntos venceremos o vírus!
*Com informações da Organização Mundial da Saúde
Referências: