Comunicação de Liderança

Comunicação de Liderança

Em uma das reuniões de liderança da London Arquivos foi levantada a questão da “comunicação empresarial”. Foram apontadas algumas dificuldades e também, propostas de melhorias.

De tão relevante que foi o assunto, esse mês trouxemos como tema para a empresa “A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO”.

Entendemos que é papel do gestor promover o desenvolvimento da equipe. Afinal, cabe à liderança mediar essas construções e ainda influenciar positivamente seu time, e isso só pode ser feito através da comunicação.  A partir dela virá a motivação, visão e consequentemente os resultados – sejam eles positivos ou negativos para a organização.

Você entende a importância e a conexão entre comunicação e liderança? Expectativa de crescimento, motivação e um ambiente colaborativo são ingredientes essenciais para formar uma equipe engajada e construir uma cultura organizacional capaz de atrair e reter seus talentos. É praticamente impossível construir relações de confiança e o senso de coletividade sem uma boa comunicação! É por isso que o líder tem um papel muito importante! Seguem algumas dicas de melhorias:

  1. Desenvolva a comunicação: A comunicação é uma competência e, portanto, pode ser aperfeiçoada dia após dia. Então, se você ainda não tem o hábito de conversar com a sua equipe, nunca é tarde para aprender e se aprimorar!

  2. Deixe as metas e expectativas claras para a equipe: Em uma pesquisa realizada pela empresa The Predictive Index, 60% dos profissionais que avaliaram os seus gestores como ruins apontaram a incapacidade de comunicar expectativas e metas claras como sendo a sua principal característica negativa.

O primeiro passo para uma comunicação eficaz entre líder e liderado é deixar as expectativas claras desde o primeiro momento. Explique o que, por que e como fazer, para que o colaborador saiba quais são os resultados esperados dele e o que configura um bom trabalho e uma entrega bem sucedida.

Apresente as metas individuais, da área e da empresa para que todos compreendam de que maneira o seu trabalho contribui com os objetivos maiores da organização.

3 . Esteja aberto a dar e receber feedback: O feedback – tanto positivo, quanto negativo – é uma das ferramentas de comunicação mais importantes dentro de uma equipe. Ele é uma forma sistematizada de reconhecer bons resultados e atitudes e realinhar as expectativas quando algo não sai conforme o esperado.

É um recurso essencial para inspirar, motivar e desenvolver os membros da sua equipe. O ideal, na implementação da cultura de feedback, seja ele através de formulário anônimo ou reuniões individuais, é que todos procurem entender quais são as dúvidas, a fim de esclarecê-las, e melhorar cada vez mais a comunicação existente entre cada um que faz parte da empresa.


4 . Despertando os resultados: Uma equipe de sucesso é a consequência do compartilhamento de responsabilidades, troca de conhecimento e de uma gestão alinhada.

Quando as conquistas são comemoradas e práticas em prol da satisfação são realizadas, o colaborador passa a se sentir protagonista e não mais uma figura coadjuvante. Essa inversão de papéis encoraja a equipe a não medir esforços para executar as suas funções ou atingir metas.

A posição de líder não pode inibir a competência de ser um bom ouvinte. Pelo contrário: reconhecer que os outros também podem contribuir, com sugestões e opiniões, transforma a relação com a equipe.
A liberdade através da comunicação permite que todos se sintam aptos a contribuir e aperfeiçoar os métodos de trabalho.

5 . Seja um incentivador: O gestor motivacional incentiva a autonomia dos colaboradores assim como os direciona a crescerem profissionalmente. Na maioria das vezes, os problemas gerenciais são consequência de uma comunicação ineficiente.
Estar por dentro dos conflitos internos é também estar preparado para solucioná-los.

A informação transparente conscientiza cada um sobre o seu papel, alinha os processos de vendas e apresenta os valores, servindo como artifícios para integrar o colaborador. A cultura da organização deve estar presente no posicionamento do líder, porque ele é uma representação da empresa.

6 . Certifique-se de que a informação está chegando onde precisa: Sabe aquela parte dos seus fluxos ou processos de trabalho que toda vez dá um “enrosco”?
Antes de passar mais um feedback para a sua equipe, se faça as seguintes perguntas a si mesmo: – – Pode existir um ruído de comunicação impactando esse resultado?
– Será que a informação realmente está chegando onde ela é necessária?
– O que pode ser feito para minimizar este problema?
– Existem outras pessoas na equipe ou na empresa que têm as peças que estão faltando nesse processo?

Esta é mais uma forma como um líder pode impactar positivamente a comunicação no seu time: construindo pontes, colocando em contato as pessoas que podem se ajudar mutuamente e agindo como um facilitador nas relações interpessoais da equipe.

7. Saiba escutar e demonstre interesse: Por fim, é essencial escutar as pessoas do seu time e demonstrar interesse pelos seus objetivos e aspirações – tanto profissionais quanto pessoais. Isso pode ser feito tanto em interações do dia a dia quanto em momentos pensados especificamente para isso, como reuniões em equipe e individuais.

Segundo a 2ª Pesquisa Nacional de Comunicação com a Média Liderança, os dois pontos que melhor caracterizam um líder comunicador são a abertura ao diálogo e disposição para escutar.

2° Pesquisa Nacional de Comunicação com a Média Liderança. Ação Integrada.

Por mais que haja profissionalismo nas relações de trabalho, as pessoas não deixam suas aspirações e características pessoais em casa quando vão para o trabalho. E esses aspectos têm um grande impacto na sua motivação e no seu desempenho no dia a dia.

É importante agir com empatia e estabelecer uma relação de confiança com as pessoas do time. Isso abre o diálogo, torna as pessoas mais acessíveis e facilita o feedback – além de deixar o clima muito mais leve e colaborativo.

Enfim, um bom líder é também um excelente ouvinte e comunicador. Procure sempre se aprimorar e ser um incentivador que se preocupa verdadeiramente com o desenvolvimento profissional e pessoal da sua equipe.

Referencias:

https://solucoesvendamais.com.br/por-que-lideranca-e-comunicacao-devem-caminhar-juntas/https://www.lg.com.br/blog/dicas-comunicacao-e-lideranca/
https://escolaconquer.com.br/comunicacao-e-lideranca-5-dicas/

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