Arquivo Deslizante X Prateleira

Arquivo Deslizante X Prateleira

Armazenar os documentos e materiais é algo essencial na rotina das empresas. Porém, esse trabalho pode ser um pouco complexo em relação à organização e otimização do espaço. Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre a diferença entre um arquivo com prateleiras convencionais e os arquivos deslizantes.

Por custo, é comum as empresas adotarem estantes e armários com prateleiras que ocupam uma sala inteira e atolar de pastas e papéis. Além de acumular muita poeira, este tipo de arquivamento não é nada prático para quando se precisa buscar um documento.

Já por benefício, as empresas que optam pelos arquivos deslizantes, têm os papéis preservados de agentes ambientais que podem comprometer sua integridade, como umidade, mofo e poeira. Mas, vamos falar um pouco mais sobre as diferenças entre arquivos deslizantes e prateleiras convencionais:

  1. OTIMIZAÇÃO DE ESPAÇO
    ARQUIVO DESLIZANTE:
    Certamente, um dos maiores benefícios dos arquivos deslizantes é a possibilidade de guardar uma grande quantidade de documentos em um espaço menor. Isso porque ao invés de usar estantes e armários fixos, os arquivos deslizantes são um sistema com corredores móveis e armários que se movimentam sobre trilhos.
    Dessa forma, é possível reduzir em até 50% ou mais da área ocupada, o que evita salas apertadas ou até mesmo a necessidade de alugar um espaço somente para guardar os documentos. Com a área livre é possível utilizar o espaço para outras coisas.

    PRATELEIRA CONVENCIONAL: Otimização do espaço:
    Como as prateleiras são fixas, não existe um modo de otimizar espaço a não ser se desfazendo de documentos e materiais.
  2. PROJETOS PERSONALIZADOS PARA CADA ORGANIZAÇÃO
    ARQUIVO DESLIZANTE:
    A personalização é de acordo com cada necessidades da empresa:
    Cada organização possui suas necessidades para armazenar documentos.

Os arquivos deslizantes podem ser totalmente personalizados, pois são feitos sob medidas. Sendo assim, é possível definir o número de divisórias, largura, altura e etc.
Os arquivos também podem ser plotados de forma a combinar com a decoração do escritório, o que faz com que passe de um armário utilitário e sem graça para algo integrado ao ambiente de forma moderna, despojada e harmônica.

PRATELEIRA CONVENCIONAL: Projetos personalizados para cada organização:
Como as prateleiras são fixas e com um único padrão, não existe a possibilidade de personaliza-la.

3 . SEGURANÇA
ARQUIVO DESLIZANTE:
Os arquivos deslizantes possuem mecanismos de segurança como travas, fechaduras e até mesmo abertura por biometria. Isso porque há documentos e materiais confidenciais e somente pessoas autorizadas podem ter acesso. E para ser funcional para todos, é possível criar uma composição de módulos de arquivamento onde todos possam ter acesso à determinada área de arquivamento enquanto outra área pode ser restrita, por exemplo. E isso em um mesmo conjunto!

PRATELEIRA CONVENCIONAL:
As prateleiras são abertas e sem possibilidade de ter alguma segurança para documentos sigilosos.

4 . PRESERVAÇÃO DE DOCUMENTOS E MATERIAIS
ARQUIVOS DESLIZANTES:

Para casos onde é preciso guardar os documentos por anos, o arquivo deslizante é uma ótima solução, pois o mesmo evita que os documentos sofram deterioração. Os arquivos deslizantes ajudam a manter a conservação dos documentos, pois fazem a vedação completa dos itens armazenados. PRATELEIRA CONVENCIONAL:
As prateleiras comuns são abertas, deixando os documentos e materiais exposto a luz, umidade e poeira, que podem, em longo prazo, comprometer a integridade.

5 . MAIS ORGANIZAÇÃO
ARQUIVOS DESLIZANTES:
Os arquivos deslizantes possibilitam organizar todos os documentos com facilidade a partir da instalação de prateleiras, divisórias, gavetas e compartimentos para fazer a separação e catalogação do acervo. Nos dias atuais, isso é essencial para ambientes de trabalho em que é preciso buscar documentos de forma rápida, como clínicas, escritórios, laboratório, bibliotecas e entre outros ambientes de organizações.
A London Arquivos também oferece acessórios como etiquetas, pois recomendamos usa-las para otimizar ainda mais esse processo.

PRATELEIRA CONVENCIONAL: As estantes convencionais geralmente possuem apenas as prateleiras, não aceitando componentes como gavetas por exemplo por conta da instabilidade que pode causar quando aberta. O que dificulta a organização, personalização e otimização de espaço.

6 . MANUTENÇÃO BAIXO CUSTO
ARQUIVOS DESLIZANTES:
A manutenção dos arquivos deslizantes é baixa ou nenhuma, pois não são complexos e pode ser facilmente mudado de posição, modificados ou ampliados de acordo com as necessidades da empresa.

PRATELEIRA CONVENCIONAL:
Um ponto positivo para as prateleiras convencionais, como nos arquivos deslizantes, é que a manutenção é baixa ou nenhuma, pois possui baixa complexidade.

Sendo assim, o custo benefício dos arquivos deslizantes devem ser encarados pela empresa como um investimento em longo prazo. Os arquivos deslizantes podem ser incorporados em projetos de arquitetura corporativa como uma forma de criar modelos de trabalho funcionais e otimizar espaço.
Implantar o sistema de arquivos deslizantes em sua empresa possui muitas vantagens e tem sido vista como uma solução para empresas de todos os portes.

Referencia: www.t2arquitetura.com.br/



Deixe uma resposta

Fechar Menu
Open chat
1
Olá,
Gostaria de fazer um orçamento ou tirar alguma dúvida? Só chamar aqui! :)