A London está com um projeto de comunicação interna, e a cada mês trabalhará com um tema específico dentro da organização. Este mês é “A Importância da Comunicação”.
Uma das coisas mais importantes e buscadas dentro das empresas é uma comunicação eficaz. Diferente do que muitos acreditam, a comunicação não está ligada apenas ao fato de saber dizer algo a outras pessoas. Ela consiste em fazer com que o outro lado – no caso, o receptor – entenda aquilo que é dito, sem que haja qualquer tipo de má interpretação.
É dever de quem está se comunicando assegurar que sua mensagem será compreendida de forma clara e objetiva.
Os elementos que compõem uma comunicação eficaz, são:
- Emissor: responsável por transmitir a mensagem, com todas as informações necessárias para que haja o entendimento claro e efetivo;
- Receptor: trata-se de quem recebe a mensagem e faz a sua interpretação;
- Linguagem: Códigos de linguagem – Por exemplo: Ao dirigir, placas e as luzes do semáforo são códigos utilizados para sinalizar algo, por exemplo, sabemos que “verde” significa “siga em frente” e “vermelho” significa “pare”;
- Mensagem: por fim, a mensagem é basicamente o conjunto de informações que são transmitidas.
É importante lembrar que a boa comunicação dentro do ambiente coorporativo é bastante dinâmica. Ela não é realizada apenas por meio de conversas, formais e informais, telefonemas e reuniões. Ela está presente desde a pausa do café até a emissão de documentos importantes. Há ferramentas de comunicação escrita comuns, como e-mail, memorandos, mural e circulares, por exemplo. Um bom profissional deve saber planejar e arquitetar suas ideias para transmiti-las de forma eficiente e serem entendidas com assertividade por aqueles que receberem estas mensagens.
Dicas para desenvolver a boa e eficaz comunicação
Analise o ambiente: No dia a dia coorporativo é muito importante que os colaboradores e a empresa estejam alinhados quanto aos objetivos a serem alcançados, para que assim, todos caminhem juntos em direção aos resultados positivos. É através da comunicação eficaz que a organização conseguirá criar uma cultura corporativa, onde cada membro da equipe entende quais são os valores, crenças e regras de conduta da empresa.
Para iniciar o processo de desenvolvimento de uma comunicação eficaz na empresa, o primeiro passo a ser dado é se reunir os gestores e líderes, para avaliarem se a comunicação existente contribui positivamente com a cultura da organização. Caso a resposta não seja positiva, vejam o que pode ser feito, levando em consideração o ambiente da empresa em si, buscando e pesquisando ferramentas que lhes ajude a reverter esse quadro.
Conheça o seu receptor: Cada indivíduo é único. Cada pessoa tem a sua própria construção de significados, que é pautada por toda uma carga cultural adquirida durante toda a sua existência. Ou seja, as pessoas não agem igual, pois suas formas de pensar são embasadas em questões culturais e particulares.
Com isso, a forma de se expressar, a escolha das palavras, o tom da voz ou o meio utilizado na comunicação influencia tanto na maneira como o ouvinte interpretará a mensagem recebida quanto na forma que esta mensagem será transmitida.
Devido a isso, é importante entender quem é o seu receptor, para que assim você consiga se comunicar com ele. Se necessário, use figuras, fotos e vídeos de uma maneira que seja mais fácil para que ele compreenda e também para que a sua mensagem seja recebida exatamente da forma como você transmitiu, sem interpretações distorcidas no futuro.
Invista em feedbacks: O processo de comunicação deve estar em evolução contínua, sendo aperfeiçoado todos os dias. Para isso, o feedback é uma ferramenta de suma importância, pois ele dá a oportunidade de conversarmos com nossos receptores, no sentido de entender se a mensagem que transmitimos foi bem compreendida, se eles necessitam de mais informações, entre outros pontos, assim como eles também podem nos ajudar com sugestões, dizendo de que forma podemos melhorar estes processos dentro da empresa, para que se tornem verdadeiramente eficazes e contribuam com o trabalho de todos.
O ideal, na implementação da cultura de feedback, seja ele através de formulário anônimo, reuniões individuais – enfim, é que todos procurem entender quais são as dúvidas, a fim de esclarecê-las, e melhorar cada vez mais a comunicação existente entre cada um que faz parte da empresa.
Analise o ambiente: No dia a dia coorporativo é muito importante que os colaboradores e a empresa estejam alinhados quanto aos objetivos a serem alcançados, para que assim, todos caminhem juntos em direção aos resultados positivos. É através da comunicação eficaz que a organização conseguirá criar uma cultura corporativa, onde cada membro da equipe entende quais são os valores, crenças e regras de conduta da empresa.
Para iniciar o processo de desenvolvimento de uma comunicação eficaz na empresa, o primeiro passo a ser dado é se reunir os gestores e líderes, para avaliarem se a comunicação existente contribui positivamente com a cultura da organização. Caso a resposta não seja positiva, vejam o que pode ser feito, levando em consideração o ambiente da empresa em si, buscando e pesquisando ferramentas que lhes ajude a reverter esse quadro.
Conheça o seu receptor: Cada indivíduo é único. Cada pessoa tem a sua própria construção de significados, que é pautada por toda uma carga cultural adquirida durante toda a sua existência. Ou seja, as pessoas não agem igual, pois suas formas de pensar são embasadas em questões culturais e particulares.
Com isso, a forma de se expressar, a escolha das palavras, o tom da voz ou o meio utilizado na comunicação influencia tanto na maneira como o ouvinte interpretará a mensagem recebida quanto na forma que esta mensagem será transmitida.
Devido a isso, é importante entender quem é o seu receptor, para que assim você consiga se comunicar com ele. Se necessário, use figuras, fotos e vídeos de uma maneira que seja mais fácil para que ele compreenda e também para que a sua mensagem seja recebida exatamente da forma como você transmitiu, sem interpretações distorcidas no futuro.
Invista em feedbacks: O processo de comunicação deve estar em evolução contínua, sendo aperfeiçoado todos os dias. Para isso, o feedback é uma ferramenta de suma importância, pois ele dá a oportunidade de conversarmos com nossos receptores, no sentido de entender se a mensagem que transmitimos foi bem compreendida, se eles necessitam de mais informações, entre outros pontos, assim como eles também podem nos ajudar com sugestões, dizendo de que forma podemos melhorar estes processos dentro da empresa, para que se tornem verdadeiramente eficazes e contribuam com o trabalho de todos.
O ideal, na implementação da cultura de feedback, seja ele através de formulário anônimo, reuniões individuais – enfim, é que todos procurem entender quais são as dúvidas, a fim de esclarecê-las, e melhorar cada vez mais a comunicação existente entre cada um que faz parte da empresa.
Claro que toda essa mudança não é fácil e também não é do dia para noite que tudo vai funcionar corretamente. É necessário começar, insistir, persistir, se errar procurar corrigir e a partir disso, se tornará um hábito dentro da organização e assim, a cultura da empresa se moldará num conceito melhor e com isso, evoluir.
Referência: