Motive seus Funcionários

Motive seus Funcionários

Sabemos que para uma empresa funcionar, precisamos de colaboradores, certo?! Mas, para uma empresa funcionar BEM, precisa de funcionários bem motivados e felizes com o que fazem, que “vistam a camisa” da empresa onde se trabalha.  Trabalhar com pessoas, é algo desafiador e incrível ao mesmo tempo!

Motivar funcionários é essencial para estimular seu alto desempenho e satisfação no trabalho. Logo, é preciso buscar constantemente formas de mobilizar as pessoas, desenvolver seu potencial e reconhecer os seus resultados.  Seguindo essa ideia, confira algumas ações que fazem toda diferença na motivação dos profissionais:

Reconhecimento Profissional: Uma das melhores formas de promover a motivação da equipe é reconhecendo seu valor e a sua contribuição para a construção dos resultados da empresa. Quando um colaborador é reconhecido profissional e financeiramente, ele sente que está sendo visto pela empresa, apoiado por ela e que tem o suporte que precisa para desenvolver seus talentos e habilidades, crescer e prosperar em sua carreira. Isso faz com que ele tenha vontade de dar o seu melhor todos os dias.

Para isso, a organização pode incluir em suas políticas de Gestão de Pessoas, aumentos salariais conforme produtividade e êxitos, bônus por resultados, promoções, bem como investir em sua capacitação de forma continuada.

Dê Oportunidades: Todo profissional quer ter a oportunidade de aprender, ampliar seus conhecimentos e experiências e, assim, alavancar suas chances de sucesso na carreira. Por isso, empresas que oferecem planos de carreira são as mais prestigiadas e procuradas, pois dão perspectivas de futuro e crescimento aos seus colaboradores.

Este é um fator a mais de motivação, pois quando os funcionários sabem o quanto podem evoluir e quais patamares podem alcançar dentro do seu trabalho, mais força, foco e comprometimento têm para fazer valer a pena suas oportunidades e para conquistar os seus objetivos e sonhos na profissão e na vida.

Invista em Treinamento e Desenvolvimento: Uma forma poderosa de reconhecer o valor e o potencial dos seus profissionais é por meio de incentivos em treinamentos e cursos de aperfeiçoamento e capacitação. Quando a empresa tem políticas de gestão que valorizam a formação continuada dos seus colaboradores, eles também reconhecem a preocupação da organização em formar, capacitar e desenvolver a equipe. Isso faz toda diferença!

Esta estratégia é uma via de mão dupla porque traz resultados positivos para ambos os lados e ajuda a criar um ambiente favorável ao desenvolvimento das pessoas. Por um lado, os funcionários têm a chance de se atualizar em sua área, fazer novos cursos e aprender coisas que podem impulsionar seus resultados. De outro, assim a empresa também terá equipes mais capacitadas, comprometidas e engajadas, com autoestima elevada e dispostas a retribuir os investimentos com um desempenho cada vez melhor.

Promova um Clima Positivo: Passamos a maior parte do dia em nosso trabalho e, neste tempo temos que conviver com pessoas diferentes e trabalhar em conjunto com elas para à conquista das metas, objetivos e resultados da empresa. Contudo, se estas relações não são positivas, ou seja, se a comunicação entre colegas e líderes não é clara e também se a qualidade da infraestrutura deixa a desejar; todos estes fatores podem levar à desmotivação da equipe.

Portanto, é essencial sempre cuidar da qualidade do clima organizacional, de modo a proporcionar aos profissionais um ambiente positivo, construtivo, e que realmente favoreça o aumento constante de sua motivação, engajamento e produtividade. Empresas que adotam esta postura sempre se destacam entre as demais.

Dê Feedbacks Constantes: Os feedbacks são importantes ferramentas de desenvolvimento profissional e também uma forma genuína de reconhecer os talentos e resultados dos seus colaboradores. Assim, devem ser usados pelo gestor como uma forma de estar mais próximo de sua equipe, bem como um instrumento de aprendizado, reconhecimento, valorização e fortalecimento dos seus profissionais.

Além de prestigiar seus êxitos, estes retornos constantes também dão aos funcionários a oportunidade de conhecerem seus pontos fortes e de melhoria. Com isso, podem trabalhar em seu aperfeiçoamento técnico, emocional e comportamental e evoluir na carreira, na empresa e na vida.

Esteja disposto a ouvir e aprender: Quando é você quem está chegando para liderar uma equipe já formada, é hora de colocar o orgulho na maleta e ser humilde para aprender com seus colaboradores.

Mesmo que não concorde em princípio com os processos estabelecidos, conheça-os primeiro para depois implementar mudanças e esteja aberto a ouvir o que seus colaboradores têm a dizer. Procure conhecê-los e detectar suas habilidades.

Há várias coisas que se pode fazer para melhorar em uma empresa. Investir em seus colaboradores, talvez seja seu melhor investimento no momento. Pense, pesquise, analise e aplique. E, se caso não houver nenhuma diferença, repita o processo “Pense, pesquise, analise e aplique”.

Um funcionário realmente motivado vai além do que lhe é pedido. Ele está mais disposto a investir seu tempo em pensar em formas de melhorar os processos da empresa do que procurar outras oportunidades de emprego. Isso porque ele veste a camisa e quer crescer com a empresa.

Referências: https://www.ibccoaching.com.br/portal/lideranca-e-motivacao/como-motivar-seus-funcionarios-maneira-correta/

https://blog.gympass.com/como-motivar-funcionarios

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Open chat
1
Olá,
Gostaria de fazer um orçamento ou tirar alguma dúvida? Só chamar aqui! :)